CASI de Kibaxi é inaugurado

    0
    477

    O FAS-Instituto de Desenvolvimento Local entregou, a 25 de Janeiro de 2023, o Centro de Acção Social Integrado (CASI), no Município dos Dembos Kibaxi, Província do Bengo, no âmbito do Programa de Fortalecimento da Proteção social-KWENDA.

    A infraestrutura foi inaugurada pelo Vice-Governador da Província para o Sector Político, Social e Económico José Francisco Bartolomeu Pedro.

    Os CASI permite fazer chegar os serviços de Acção Social mais próximos dos cidadãos, assegurando serviços complementares de Desenvolvimento Humano. Os principais domínios prendem-se com o acesso a documentos de identidade, intermediação de conflitos na comunidade, protecção a vítima de violência doméstica e à pessoa com deficiência.

    Ainda nesta componente, destaca-se a humanização dos serviços e a realização de direitos, com a atribuição do benefício ao domicílio para pessoas com mobilidade reduzida, doentes, bem como o empoderamento da mulher e a inclusão de grupos étnicos minoritários, como é o caso dos khoisan e dos vátuas.

    O Programa KWENDA é iniciativa do Governo Angolano que visa apoiar as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade no País. É financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial e em 100 milhões USD pelo Tesouro Nacional, totalizando 420 milhões USD.

    É implementado pelo FAS, agência governamental dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa. Em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, o FAS contribui para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

     

    Além do Vice-Governador, estiveram presentes o Adminstrador Municipal dos Dembos, Joaquim Cangulo Domingos, o Director Provincial do FAS no Bengo, Alexandre Domingos, a Directora Municipal da Acção Social, Manuela de Lourdes, entre outras individualidades.