FAS no Uíge preste a arrancar com Informática na Comunidade

0
71

 

Promovido pelo FAS-Instituto de Desenvolvimento Local no Uíge, está em vista o arranque do Programa de Informática na Comunidade, que consistirá no ensino do manuseio das ferramentas básicas de informática e Internet às comunidades rurais, sendo que o Centro de Formação Tecnológico do Uíge (CFTU) irá garantir a certificação dos formandos, no quadro de uma parceria firmada entre as partes.
Na última Sexta-feira, dia 02 de Fevereiro de 2024, decorreu um encontro entre os Directores do Centro de Formação Tecnológico do Uíge (CFTU), Virgílio Cordeiro, e o do FAS na mesma Província, Nanizaiawo Capitão. O encontro, que decorreu no referido Centro de Formação, serviu para apresentar a proposta de construção de uma parceria entre as duas instituições.
Nanizaiawo Capitão referiu que Ainda durante o encontro, foram discutidas diversas ideias de cooperação, como a possibilidade de o CFTU servir de centro de estágio no âmbito do Programa de Estágios Comunitários promovido pelo FAS, com os estagiários a servirem de formadores nos diversos cursos que o CFTU disponibiliza.
Neste quadro, podem ser explorados áreas como a Criação de Conteúdos, visto que o Centro possui uma sala equipada para tal e a possibilidade de oferecer bolsas de estudos para a formação profissional de jovens residentes nos Municípios alvos dos Programas do FAS, podendo este custear apenas a emissão de certificados pelo MAPTSS ou pela Academia Internacional CISCO.
O Centro de Formação Tecnológico do Uíge (CFTU) é uma Instituição de Formação Técnico-profissional que existe há dois anos e inaugurado pelo Presidente da República, João Lourenço, e administra cursos nas áreas de Informática Avançada, GPS – Bloqueio e Localização de Viaturas, Electrónica Analógica + Digital, VSAT – comunicação via satélite, CCTV – Montagem de Câmeras de Vídeo Vigilância, Energias Renováveis, Montagem de Antenas Parabólicas, IT Essentials 7.0 e CCNA1, CCNA2, CCNA3.