FAS apresenta o Programa KWENDA na Chibia

    0
    243

    O FAS-Instituto de Desenvolvimento Local procedeu, nesta quarta-feira, 30 de Agosto de 2023, no Município da Chibia, Província da Huíla, à apresentação pública do processo de implementação do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA.

    Na ocasião, foram esclarecidas as razões do Programa, nomeadamente, os critérios de selecção das zonas e beneficiários, bem como outros projectos e programas levado a cabo pelo FAS a nível da Huíla.

    Ainda no mesmo encontro, foi assinado o Memorando de Entendimento entre Administração Municipal da Chibia e a Direcção do FAS na Huíla, viabilizando o arranque do KWENDA nas comunas e aldeias.

    Na Província da Huíla, o Programa KWENDA já abrange os municípios de Quilengues, Cacula, Gambos e Humpata, com um total de 81.321 Agregados Familiares a beneficiar das Transferênciais Sociais Monetárias. No que diz respeito a Inclusão Produtiva, beneficiam desta componente 3980 Agregados Familiares, ao passo que, no que a Municipalização da Acção Social, foram implementados quatro (4) Centros da Accção Social e Integrados( CASI) em funcionamento.

    O acto de abertura foi feito pelo Administrador Municipal da Chibia, Cunha Velho, e presidido pelo Director do FAS na Província, Frederico Sanumbutue. Marcaram, igualmente, presença os directores provinciais do Gabinete de Acção Social Família e Igualdade de Género (GASFIG) do Gabinete de Desenvolvimento Integrado, Administradores Adjuntos Municipais , directores municipais, representantes dos bairros, técnicos e estagiário do FAS, Membros da Juventude Municipal.

    O KWENDA é um Programa do Governo angolano que visa criar políticas de apoio às famílias mais vulneráveis e em situação de pobreza no País. Avaliado em 420 milhões USD, é financiado em 320 milhões USD pelo Banco Mundial, sendo os 100 milhões USD provenientes do Tesouro Nacional. É implementado pelo FAS, agência governamental, dotada de personalidade jurídica, autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outras instituições de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento das comunidades.