Atletas afetos à escola de Xadrez do Município do Ebo, abrangidos pelo Programa Desporto e Cultura, na modalidade de Xadrez na Comunidade, implementado pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, foram os grandes vencedores da Taça alusiva às festividades da Cidade do Wako Kungo, Província do Cuanza-Sul.
Os atletas conquistaram igualmente 11 medalhas. Emilia Bimbi, vinda do Município Sede do Ebo, foi a Campeã do torneio, levando para casa a Taça ” WACU KUNCO. Ainda na classe feminina a segunda Classificada foi Henriqueta Soma, sendo Beatriz Flor a terceira.
Já na Classe Masculina o primeiro Classificado foi Gelson Varela, ao passo que Gelson Cardoso foi o segundo. Para o terceiro lugar ficou Osvaldo da Silva. Na classe Sub 12 o
primeiro Classificado foi Eusébio Adelino. No Sub 10 foi medalhado como
primeiro Classificado Inácio Cesar,
segundo Classificado Jákson Ernesto. Na classe sub 08 consagrou – se no segundo lugar o atleta António César, enquanto que na categoria de Sub 16 estiveram no pódio como segundo classificado Marcos Da Silva e o quarto, Magalhães Adelino, todos do Municipio do Ebo
Recorde – se que Eusébio Adelino, Vice Campeão Nacional de Xadrez na categoria Sub-12, foi um dos bravos rapazes que arrebatou uma das 12 medalhas do campeonato.
Com o objectivo de promover a inclusão social através da massificação da modalidade, o Programa de Xadrez é uma iniciativa do do FAS que tem como público alvo crianças e adolescentes dos 8 aos 15 anos de idade, provenientes das escolas do Ensino Primário.
A par da massificação da modalidade e inclusão social, o Programa procura, igualmente, estimular as capacidades cognitivas dos alunos. Para a sua concretização, o FAS conta com o apoio institucional das respectivas Administrações Municipais e, do ponto de vista técnico e metodológico, com as Associações Provinciais de Xadrez, que têm disponibilizado os formadores.