Administradores municipais do Cuanza Sul capacitados em Sistema de Informação Básica Municipal

    0
    53

    Quadros das 12 Administrações municipais da Província do Cuanza Sul participaram no curso de Sistema de Informação Básica Municipal (SIBM), realizado no município Sumbe, no período de 10 a 13 de Abril do ano corrente.

    Com vista o aperfeiçoamento contínuo das competências técnicas dos funcionários das administrações municipais, a acção formativa foi organizada pelo Instituto de Formação da Administração Local (IFAL) e financiada pelo Fundo de Apoio Social (FAS), através de recursos disponibilizados pela União Europeia.

    A abertura do acto, foi feita pelo Vice-governador Provincial do Cuanza Sul para Área Política, económica e Social, Dr. Joaquim Ricardo de Almeida Júnior, em representação do Governador Provincial, ladeado pelo Director Geral do FAS, Dr. Santinho Figueira e do Administrador Municipal do Sumbe, Dr. Manuel Jorge dos Santos.

    Durante a sessão de abertura, foi feita a apresentação da plataforma SIBM pelo Director Interino do Gabinete de Tecnologias de Informação do Ministério da Administração do Território e Reforma do Estado, Engº João Sidraco Moniz.

    As sessões seguintes, tiveram um pendor mais técnico, voltado para o conhecimento das ferramentas do aplicativo (sua concepção e funcionalidades), bem como a relação deste com outros aplicativos de recolha e tratamento de dados tais como o Sistema de Informação Geográfica (SIG) e o Open Data Kit (ODK) Collect, que justificou a realização do refrescamento dos conhecimentos anteriormente obtidos nessas matérias.

    Com a realização deste curso pretende-se aproximar os mecanismos de informação básica existentes, analisar a sua importância e aplicabilidade, bem como o uso de técnicas e ferramentas que facilitam a gestão de informação a nível municipal, provincial e nacional.

    Estiveram presentes igualmente, o Director Provincial do FAS, Directores Provinciais do GEPE, Saúde, Educação, Reinserção Social, Pescas, Registos, Geologia e Minas, Comércio e Administradores dos 12 Municípios que implementa as políticas de gestão na província do Cuanza Sul.