Com um compromisso inabalável com o combate à pobreza e a promoção da inclusão social, o FAS implementa programas que:
Fortalecem a economia local por meio de distribuição de renda direta;
Resultados que Transformam
As ações do FAS têm alcançado milhares de angolanos, ajudando a construir uma sociedade mais justa, equitativa e cheia de oportunidades.
Juntos, estamos mudando vidas e fortalecendo o futuro de Angola. Conheça mais sobre nossos programas e seja parte dessa transformação!
o FAS implementa, desde 2021, o Programa Nacional de Estágios Comunitários, que tem como público-alvo estudantes finalistas e recém-licenciados, com objectivo de aliarem os conhecimentos académicos à componente prática.
O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local lidera o Projeto Crescer, uma iniciativa que visa contribuir para a melhoria da saúde e nutrição de crianças menores de cinco anos nas províncias de Huíla, Cunene e Namibe, especialmente no contexto pós-COVID-19.
Tendo como lema: Massificar a Modalidade, Promovendo a Inclusão Social, o Xadrez tem como objectivo estimular as capacidades cognitivas dos alunos, a disciplina, a reflexão sobre o ambiente circundante, sendo o principal público-alvo crianças dos 8 aos 15 anos de idade.
O Programa KWENDA operacionaliza-se a nível comunitário e faz recurso, por essa razão, a uma rede extensa de suporte constituída por Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS). Estes são um recurso previsto no Programa Nacional de ADECOS (PNADECOS)
Desde 2022, o FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, implementa o programa Cinema na Comunidade, uma iniciativa que busca levar cultura e entretenimento às comunidades de todo o país, promovendo o desenvolvimento e a inclusão social através da arte cinematográfica.
O PDL alarga o âmbito operacional do FAS estendendo os serviços básicos para os municípios mais remotos ou mal servidos de Angola. Atualmente o FAS está ativo em 65 dos 163 municípios nas 18 províncias, beneficiando cerca de 60% da população do país.
É um Programa do Governo Angolano que visa apoiar 1.608.000 mil Famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade no País. Está avaliado em 420 milhões d USD, sendo financiado em 320 milhões de USD pelo Banco Mundial e 100 milhões proveniente do Tesouro Nacional.
O Programa comporta as componentes de: Transferências Sociais Monetárias, Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social, Reforço do Cadastro Social Único.
Ao fortalecer a capacidade de compra das famílias, a distribuição de renda não apenas melhora a qualidade de vida, mas também estimula a economia local em Cubal.
A distribuição de renda direta em Nharêa é uma estratégia crucial para o desenvolvimento local, visando reduzir desigualdades socioeconômicas.
As famílias utilizam os recursos para comprar produtos e serviços, o que pode gerar um efeito multiplicador e fortalecer pequenos negócios locais.
+244 943 877 969
comunicacao.fas@fas.co.ao
Rua do IFAL, Edifícil da ENAPP - Talatona, Luanda Angola.