A nossa Instituição completa, hoje, 28 de Outubro, 30 anos de existência. Ao chegar aqui há que, antes demais, render homenagem a todos que ao longo destes anos deram o melhor de si para chegar aos nossos dias. É, igualmente, momento de lembrar daqueles que perderam a vida no cumprimento da Missão. Não se pode deixar de mencionar todas as instituições e pessoas, ao nível local, nacional e internacional, que contribuíram e contribuem, de forma pública e anónima, para erguer esta importante Instituição.
Os 30 anos de existência foram plenos de realizações, com diferentes gerações de quadros e ciclos de actividades. A cada ciclo com o seu foco, com as suas prioridades, seus méritos, mas também os seus pontos menos bons.
O ano de 2024 tem sido vivido com grande intensidade. Todas as grandes actividades foram associadas às festividades do 30º Aniversário. Definiu-se o slogan “FAS 30 Anos – Construindo Caminhos do Desenvolvimento Local”. Entre outras iniciativas, foi lançada a de Apoio à Pesquisa Científica. Neste sentido, estudantes e pesquisadores podem candidatar-se a uma bolsa para realizar estudos nos municípios e nas temáticas desenvolvidas pelo FAS. Representa um exemplo dos novos desafios da Instituição, nomeadamente, o diálogo com as universidadess e centros de pesquisa, no quadro da contribuição para a produção do conhecimento científico. Ainda neste contexto, está terminada a Avaliação Externa do Impacto do Programa KWENDA e estão sendo criadas as condições para a sua publicação. Constitui um passo na senda da aprendizagem, mas também da transparência. Com este processo, a Instituição posiciona-se para materializar uma boa prática de gestão de programas públicos – a Avaliação e Prestação de Contas às entidades competentes e à sociedade no geral.
O Programa de Desporto e Cultura teve avanços importantes, com destaque para o Xadrez, espalhado por vários municípios e com previsão de alcançar milhares de crianças em 2025. Do mesmo modo, as Olimpíadas de Matemática e as acções de Cinema na Comunidade. Trata-se de uma estratégia que visa elevar as capacidades cognitivas das crianças, o seu sentido crítico e analítico, a sua inclusão social, pensando no longo prazo. As feiras municipais, no quadro das quais acontecem várias actividades, representam um verdadeiro contacto directo com parceiros e famílias, colocando a Instituição no centro da abordagem sobre o Desenvolvimento Local, mas sempre na lógica da complementaridade com as demais instituições.
O KWENDA II foi aprovado. Isso representa, entre outros, o reconhecimento do bom desempenho do KWENDA I. Teremos oportunidades para abordar este estratégico tema.
O ano tem sido, ainda, marcado pela concretização da estratégia de capacitação dos quadros. Alías, foi adoptado o princípio segundo o qual “as pessoas são a base e as regras são o factor decisivo”. Ou seja, só com pessoas capacitadas e com um capital ético elevado, associado a regras, normas e procedimentos disciplinadamente cumpridos é que se consegue assegurar uma instituição forte. Uma instituição que esteja enraizada nos valores como a Ética, Transparência, Disciplina e Parcimónia. Mas também, que seja moderna e aberta à aprendizagem. Uma instituição disposta a reflectir sobre a sua prática, para aprender com a sua própria experiência e de outros. Essa abertura significa a capacidade de diálogo com os parceiros, buscando o que de mais valioso existe em si, sem nunca perder o compromisso de base, de que o factor interno é o alicerce e o externo é o complemento.
Temos hoje um conjunto de quadros extraordinários. Assumimos o princípio do diálogo intergeracional, onde ninguém é mais importante que a Instituição. Contudo, a Instituição procura ser um espaço gerador de oportunidades de crescimento, afirmação e autoconfiança, tanto dos mais jovens como dos mais experientes.
Que este 28 de Outubro represente um momento de reafirmação do nosso compromisso com a Missão e com os Valores Fundantes do Desenvolvimento Local.
Um brilha para todos nós
Estão de parabens 30 anos apoiando o desenvolvimento do nosso país….
GRATIDÃO!