KWENDA conclui primeira prestação das Transferências Sociais Monetárias em Quilengues

0
129

O Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA, concluiu, no dia 28 de Setembro de 2021,  com a primeira prestação das Transferências Sociais Monetárias aos 16.408 Agregados Familiares beneficiários do Programa no Município de Quilengues, Província da Huíla.

Para além dos Técnicos do FAS- Instituto de Desenvolvimento Local, o processo conta com a participação de Técnicos da Administração Municipal e Comunal, Supervisores, Coordenadores de Bairro e Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS).

A Província da Huíla tem cadastrados para o Programa, 56.455 Agregados Familiares, de dois Municípios, Cacula, que foi o primeiro, na fase Piloto, e Quilengues, que entrou na fase de Expansão.

O KWENDA é um Programa do Governo Angolano que visa apoiar as famílias em situação de pobreza ou vulnerabilidade e abrange quatro compontentes: Transferência Sociais Monetárias; Inclusão Produtiva; Municipalização da Acção Social e o Reforço do Cadastro Social Único.

Está avaliado em 420 milhões USD, sendo 320 milhões USD provenientes do Banco Mundial e 100 milhões do Tesouro Nacional. É operacionalizado pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, agência governamental, dotada de personalidade jurídica e autonomia financeira e administrativa, que, em coordenação com outros programas de combate à pobreza, contribui para a promoção do desenvolvimento sustentável e redução da pobreza.