Director Geral do FAS é prelector no curso sobre Protecção Social dirigido a jornalistas em Luanda

0
30

O Director Geral do FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, Belarmino Jelembi, foi prelector naquele que é considerado como o primeiro Curso sobre Protecção Social dirigido a Jornalistas em Angola.

De 13 a 15 de Março de 2024, jornalistas de diversos órgãos de Comunicação Social em Luanda absorveram e partilharam conhecimento em matéria de Protecção Social.

A acção formativa tem como objectivo a criação de maior literacia e cultura da Protecção Social, promover o debate e o escrutínio das políticas públicas, o acesso à informação fidedigna e recfletir sobre formas apelativas de apresentação da informação

Desde o conceito, a forma e conteúdo, passando por temas fracturantes como o acesso às fontes, os critérios de compilação da informação, entre outros, os jornalistas aprimoraram novas formas de abordar um tema que vai sendo alvo de debate um pouco pelo mundo, particularmente em Angola: sendo os principais exemplos as realidades angolana (com o Programa KWENDA como principal exemplo) e portuguesa.

A formação que teve lugar no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda, com formadores portugueses, e teve a experiência do Programa de Fortalecimento da Protecção Social – KWENDA

Na sua apresentação, Belarmino Jelembi abordou a origem, o conceito, metodologia, lições e desafios do Programa KWENDA, bem como os seus valores como alguns dos “pontos mais fortes que o alicerçam”.

Acompanhado por Carlos Barbosa, especialista em Monitoria e Avaliaço, e Aldemiro Zele, Responsável pela Selecção e Pagamento, nomeadamente no quesito da apresentação do Sistema Integrado de Informação Sobre Protecção Social ( SIIPS) base de dados com informação desagregada sobre a vulnerabilidade no seio das famílias. Essa base resulta do cadastramento casa a casa, feito com a liderança do FAS no quadro da implementação do Programa KWENDA.