O FAS – Instituto de Desenvolvimento Local, em Luanda, deu início, a 02 de Dezembro do ano em curso, a formação de 53 Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitários (ADECOS), provenientes de diferentes localidades do Município de Icolo e Bengo. Os ADECOS são eleitos pelas comunidades onde residem, tendo como critérios a idoneidade, competências prestígio social. São eles que fazem as visitas domiciliares às famílias com vista a saberem o seu estado de saúde, intermediar conflitos de vária ordem, entre outros. No quadro do Programa de Fortalecimento da Protecção Social-KWENDA, têm o papel de cadastrar as famílias e sensibilizá-las para várias situações, através de Diálogo Comunitário.
Além disto são o elo entre a administração pública e as comunidades, buscando soluções consensuais.
O acto de abertura da formação foi presidido pela Directora da Acção Social do Município, Ana Cardoso, tendo contando com a presença de funcionários da Acção Social, supervisores e equipa do FAS em Luanda.
Com a realização desta formação, pretende-se transmitir conhecimentos teóricos e práticos sobre diferentes temáticas, nomeadamente Desenvolvimento Comunitário, Saúde, Educação, Empreendedorismo, Políticas Social e Informática.
Para esta formação importa frisar que o maior número de participantes são mulheres, totalizando 24 ADECOS femininos, registando-se uma avanço no quadro do equilíbrio no género.