No âmbito do Programa Xadrez na Comunidade implementado pelo FAS – Instituto de Desenvolvimento desde 2022, o Departamento provincial do FAS em Malanje deu início nesta quarta- feira, 12 de Dezembro deste ano, a formação para monitores da modalidade.
Durante 15 dias, oito ( 8 ) formadores dos municípios de Calandula e kiwaba Nzoji estarão em acção formativa intensa com vista a melhor instruírem os alunos das escolas seleccionadas para o Programa
O Programa de inclusão Social, resulta de uma combinação de sinergias entre o FAS em Malanje, a Associação Provincial de Xadrez (APX) e Administração Municipal de Calandula.
O Projecto visa ocupar de forma útil os tempos livres dos petizes. Para o Município de Calandula, serão contempladas 120 crianças selecionadas em 4 escolas, estando para o efeito garantido todo apoio logístico e técnico, com vista ao alcance dos resultados preconizados.
O acto de abertura foi presidido pelo director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Veloso Dala que na ocasião afirmou que o programa pode voltar a colocar a Província nos lugares cimeiros da modalidade a nível do País.
Por sua vez, O Administrador Municipal em exercício de Calandula , Kita Ferreira, afirmou que a promoção da prática desta modalidade, Promove o lazer e o estímulo pela capacidade de desenvolvimento de raciocínio, garantido todo apoio institucional para a efetivação e expansão da modalidade ao nível do Municipio.
Para o Diretor provincial do FAS, Gomes Golambol, a componente do Programa Xadrez comunitário, tem como objetivo promover o desporto, cultura e lazer nos municípios de intervenção.
Inicialmente o projecto está a ser materializado nos municípios de Calandula e Kiwaba Nzoji, prevendo alcançar mais de 900 crianças dos 8 aos 15 anos em 8 municípios de implementação do KWENDA em Malanje.
A ocasião foi marcada ainda pela assinatura dos termos de compromisso entre o FAS e os formadores, bem como assinatura de memoranda entre o FAS e Administração Municipal de Calandula.